É um exame cardiológico que mede a capacidade do coração de responder ao estresse externo em um ambiente clínico controlado. A resposta ao estresse é induzida pelo exercício.
Muito utilizado na estratégia de prevenção de doenças cardiovasculares, é um exame completo e de grande valia para a realização de diagnósticos.
Também conhecido como teste de esforço, o teste ergométrico é um exame que mede a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante a realização de um esforço físico gradual e crescente.
Ele é realizado com o paciente caminhando ou correndo em uma esteira rolante ou pedalando em uma bicicleta ergométrica.
O teste permite ao médico observar os sinais e sintomas que surgem durante e após o esforço.
Por esse motivo, deve ser acompanhado de um eletrocardiograma contínuo, gravado em computador, que registra o funcionamento do coração nas diversas etapas do exame.
Ele também avalia os eventuais sintomas que podem acompanhar o surgimento de sopros e sinais de falência ventricular esquerda.
Alguns exemplos de parâmetros clínicos são:
- Frequência cardíaca
- Frequência respiratória
- Pressão arterial sistêmica
- Dor ou desconforto torácico desencadeado pelo esforço
- Nível de cansaço
- Desenvolvimento de arritmia durante o exame
- Desenvolvimento de isquemia miocárdica durante o esforço.
Em geral, o teste ergométrico é um exame seguro e o risco de ocorrência de complicações graves durante a sua execução é muito baixo – menor do que 1 para cada 20.000 exames.