O papanicolau é um exame que faz a análise das células da região do colo do útero para identificar infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e, principalmente, algum sinal precoce de câncer de colo uterino.
O exame de papanicolau, também chamado de Colpocitologia Oncológica, é poderoso e ao mesmo tempo simples. Afinal, consiste na coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”.
Vale ressaltar que o câncer de colo uterino é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
De acordo com um estudo publicado na edição online do British Medical Journal (BMJ), a taxa de sobrevivência de mulheres com câncer de colo do útero detectado pelo exame chega a 92%, enquanto aquelas que são diagnosticadas apenas pelos sintomas apresentam uma taxa de sobrevivência de 66%.
Se você é mulher e não vai ao ginecologista há muito tempo, saiba que fazer ao menos uma avaliação médica todos os anos é fundamental para prevenir e detectar precocemente diversas doenças, o que aumenta a chance de sucesso do tratamento. Por isso a recomendação do famoso check-up médico é tão comum (para pessoas de qualquer sexo).
O especialista ressalta que é muito importante uma avaliação médica e acompanhamento para encaminhar a paciente a esses tipos de exames, e não recomendá-los de forma equivocada ou sem precisão. Confira a seguir para que servem alguns dos exames ginecológicos mais comuns e quando realizá-los.