Especialista previne e trata dos vasos sanguíneos (veias e artérias) e dos vasos linfáticos.
Diferente do médico angiologista, o cirurgião vascular é aquele especializado em cirurgia vascular. O resultado do diagnóstico deste profissional resulta no tratamento cirúrgico, contrariamente ao angiologista, que utiliza de métodos de prevenção e mudanças na rotina de vida do paciente.
Cabe ao cirurgião vascular atuar no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico das doenças dos vasos sanguíneos, dos quais se destacam doenças das artérias, dos vasos linfáticos e das veias.
O cirurgião vascular pode adotar procedimentos cirúrgicos convencionais, através de incisões, ou as chamadas intervenções vasculares, por dentro das veias. Além disso, pacientes que sofrem de insuficiência renal crônica podem ser acompanhados por um cirurgião vascular na realização do procedimento das fístulas arteriovenosas para a hemodiálise.
Entre as 10 doenças que mais matam no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estão o acidente vascular cerebral (que ocorre devido a obstrução das carótidas) e a diabetes (que causa a obstrução dos vasos das pernas levando ao pé diabético). Ambos os casos podem ser prevenidos através de exames periódicos.
Um dos exames mais utilizados, além do exame de sangue, é o ultrassom vascular. Ele é indicado quando o paciente apresenta fatores de risco, tais como hipertensão, diabetes e obesidade. O mesmo consegue identificar se você pode ter a artéria carótida obstruída, por exemplo.