Especialidade que previne e trata doenças que atingem o sistema nervoso central. Atua na reabilitação de pessoas que sofreram de doenças mentais (tais como: depressão, ansiedades, transtorno bipolar, dependências químicas, autismo, esquizofrenia).

De modo geral, quando os problemas de ordem emocional passam a interferir de forma recorrente nas atividades rotineiras. Também quando a insônia começa a ser frequente ou as mudanças no estado de humor, falta de atenção ou indisposição prejudicarem o trabalho e as relações interpessoais.

Estes e outros sintomas podem indicar o início de uma depressão ou o surgimento de doenças como o Transtorno Bipolar, Síndrome de de Burnout e Síndrome do Pânico. A ansiedade também pode desencadear uma série de reações físicas no corpo, como taquicardia, palpitações, tremedeira e falta de ar. Por isso o auxílio de um psiquiatra é tão importante para que se tenha uma melhor qualidade de vida.

Ao entender as motivações e reais necessidades do paciente, indicará o melhor tratamento para que a sua dor seja resolvida de forma eficiente e comprometida. Um medicamento poderá ser prescrito junto a um processo psicoterápico, para que o acompanhamento do paciente seja feito de forma responsável.