Especialidade que estuda o comportamento humano e processos mentais. Trata e previne distúrbios emocionais e doenças mentais.

A psicoterapia  é um processo que conta com a fala, com o diálogo para solucionar dores, dificuldades, sofrimentos e emoções com as quais não se consegue lidar. Seja a questão discutida atual, antiga ou até futura. A psicoterapia é um método de cura para patologias que são de ordem psíquica e emocional, ou seja, dores que que não tem causas biológicas, mas que com certeza podem afetar o corpo. Alguns exemplos são: Depressão, ansiedade, bipolaridade, fobias, sindrome do pânico, etc.

A psicoterapia também é um método que ajuda a criar estratégias para lidar com a vida. Todos estamos sujeitos a eventos da vida que podem ser desestabilizantes, desestruturantes e até perturbadores. Como exemplo podemos citar o término de um relacionamento, a morte de um familiar, agressão moral no trabalho, doenças, traumas de qualquer ordem, rejeição etc. Em situações como estas a vida se encontra em desequilíbrio e ele pode trazer má qualidade de vida e até transtornos psicológicos. Os fatores que foram gatilho para que isso acontecesse também são diversos: Perda de pessoas próximas, divórcio, início de casamento, crise conjugal, adicção, problemas familiares, relacionamentos, dificuldades no trabalho e no estudo, sequelas por conta de doenças, etc. O fator de desequilíbrio também pode vir de dentro, se refletindo em dificuldades de vinculação afetiva, auto estima baixa, falta de confiança, incertezas, frustrações, etc.

Poderíamos dizer que a psicoterapia é um processo, ou tratamento, que devolve ao paciente a capacidade de estar em equilíbrio.

Na terapia  paciente é acolhido, seja virtualmente ou de forma presencial. Ele irá se engajar no trabalho terapêutico e curativo de falar sobre seus sentimentos, pensamentos, história de vida e tudo o que há ao redor destes. O psicólogo se encarregará de acolher o paciente sem julgamentos e fazer conexões/relações com o que o paciente diz, para que ambos (paciente e psicólogo) possam construir uma nova visão sobre a questão que paciente traz, identificar pontos para sua melhoria, interpretar suas dificuldades e criar novas soluções.