Especialidade que cuida da saúde infantil, tratando e prevenindo doenças que acometem recém-nascidos, bebês, crianças e adolescente.
O sentimento de saber que foi o responsável por reestabelecer a saúde de uma criança, faz com que a pediatria seja uma das especialidades mais gratificantes e também uma das mais buscadas por médicos recém-formados. Além das flores, a rotina de um pediatra possui desafios diários e exige habilidades que transcendem o conhecimento das principais condutas diagnósticas e terapêuticas.
O especialista cuida de tudo que envolve a manutenção da saúde das crianças desde o período neonatal até aos 18 anos. Além do diagnóstico e indicação da conduta terapêutica mais adequada para cada caso, o campo de atuação do pediatra também engloba orientações e acompanhamento do crescimento, desenvolvimento, vacinação, aleitamento materno, alimentação e prevenção de acidentes.
Devido ao amplo campo de atuação da pediatria, o profissional pode optar por trabalhar em umas das diferentes áreas dentro da especialidade: como puericultura (prevenção e acompanhamento), curativa (aplicação de técnicas de tratamento), pesquisa e ensino. Quem deseja se aprofundar ainda mais dentro da pediatria, pode optar por uma das subespecialidades ligadas a este campo médico, como:
● Oncologia pediátrica;
● Cirurgia pediátrica;
● Cardiologia pediátrica;
● Endocrinologia pediátrica;
● Pneumologia pediátrica;
● Neurologia pediátrica;
● Gastroenterologia pediátrica;
● Infectologia pediátrica;
● Medicina Intensiva pediátrica;
● Nefrologia pediátrica;
● Nutrologia pediátrica;
● UTI pediátrica;
● Neonatologia pediátrica;
● Hebiatria;
● Hematologia e Hemoterapia pediátrica.