Especialidade que promove e recupera a saúde através da avaliação e planejamento alimentar.
O nutricionista faz cálculos nutricionais dos alimentos e decide quais os melhores ingredientes a serem usados em cada refeição. Os locais de atuação podem variar entre hotéis, restaurantes, escolas, asilos, padarias, supermercados, etc.
Na área clínica, o nutricionista orienta de forma individual ou em grupo, pessoas que necessitem de dieta alimentar específica, como os obesos, diabéticos, hipertensos e outros.
Além do modo natural de ingerir os alimentos (via oral), a nutrição também pode ser feita de modo enteral (o alimento é colocado diretamente no tubo digestivo) ou parenteral (o alimento é administrado diretamente na veia), em pacientes com necessidades nutricionais especiais.
Uma boa nutrição significa prevenção de doenças crônicas, vida saudável e qualidade de vida. Muitos problemas de saúde podem ser evitados através de uma alimentação saudável, que siga as proporções adequadas de cada alimento.
Objetivos
- Os indivíduos aprendem como manter uma alimentação equilibrada;
- Como se livrar de comportamentos sabotadores e crenças limitantes;
- Proporciona elevado grau de autoconhecimento ao paciente;
- Poder de trabalhar questões que fogem do campo da nutrição, proporcionando resultados positivos em outras áreas da vida;
- Resultados positivos em pessoas que já tentaram inúmeras dietas e consultaram diversos profissionais da saúde sem sucesso;
- Potencializar o poder pessoal de cada indivíduo, aumentando sua performance;
- Aumento da inteligência emocional.